Projeto
“(Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal” (DeCode/M) é o primeiro estudo abrangente sobre Media e Masculinidades em Portugal. Procura identificar e analisar de forma crítica representações de masculinidades que são (re)produzidas, tanto pelos mass media como pelas redes sociais online em Portugal, seguindo uma abordagem interseccional. O projeto irá identificar que noções de masculinidade prevalecem, explorando simultaneamente as razões pelas quais estas escolhas são feitas e como é que estas representações em particular são apropriadas, cooptadas e contestadas pelas audiências e pelos produtores de conteúdo. Ao mesmo tempo, irá examinar se noções e representações prevalecentes promovem perspectivas de relações sociais equitativas ou não-equitativas em relação ao género.
O projeto adota uma abordagem epistemológica feminista que entende os discursos como constitutivos, combinada com uma abordagem tripartida à agência dos media (produção, mensagem e audiência) e uma abordagem ecológica aos discursos, práticas e representações mediáticas.
O DeCode/M pretende abordar a complexidade, não-linearidade e heterogeneidade das representações e atitudes que dizem respeito às masculinidades e relações de género dentro da esfera mediática portuguesa. Para o fazer, procura responder às seguintes questões:
- Como é que os media têm representado o género, em particular os homens e as masculinidades?
- Será que essas representações variam de acordo com o tipo e/ou formato de media e/ou de acordo com as áreas temáticas tratadas?
- Como é que essas representações interagem com outras formas de privilégio e discriminação?
- Será que essas representações promovem ou dificultam relações sociais equitativas em termos de género?
- Como e que audiências interagem com essas diferentes representações? Como e porque é que determinadas noções de masculinidade são apropriadas, cooptadas ou contestadas por audiências?
- Como é que a literacia mediática crítica pode promover media equitativos em relação ao género, tanto no que diz respeito a profissionais dos media como às audiências?
O DeCode/M irá também criar ferramentas de intervenção baseadas na investigação e irá desenvolver campanhas comunitárias e nos media destinadas a promover a igualdade de género. Isto inclui:
- Desenvolver um Manual de Literacia sobre Media e Masculinidades para grupos de produção mediática, de modo a promover a literacia mediática em torno de masculinidades nocivas;
- Desenvolver um Manual sobre Literacia Mediática para professores e/ou contextos de educação não-formal, visando uma audiência jovem para promover competências e ferramentas de desconstrução de mensagens mediáticas tendenciosas;
- Desenvolver um Módulo de “Mensagens de Género nos Media” que poderá ser integrada como parte da educação sexual a estudantes de escolas secundárias, de modo a promover consciencialização e reflexão crítica sobre normas de género nocivas, em torno de masculinidades e feminilidades nos media.
- Desenvolver vídeos, infográficos, memes e editoriais de opinião destinados a audiências mais abrangentes.
O DeCode/M é um projeto do Centro de Estudos Sociais, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.