Disseminação

Campanha #PARENT_MenCare

By 21 de Abril, 2020 No Comments

Campanha #PARENT_MenCare

O atual contexto de necessidade de isolamento social coloca-nos um novo desafio: o de ficarmos em casa, a cuidar de nós, de quem nos está próximo, do nosso espaço, por um objetivo coletivo. Acumulando com tentativas de manter trabalho remunerado à distância ou saindo para garantir que nada falta a quem fica. No atual contexto de contenção do COVID-19, os desafios quotidianos são vários. Enfrentamos obstáculos diferentes e temos encontrado estratégias para os ultrapassar.

Apesar da sobrecarga destes novos arranjos domésticos recaírem primariamente sobre as mulheres, muitos pais e cuidadores masculinos vivem novas situações. O aumento do número de horas no espaço doméstico pode levar a um aumento da dedicação que já existia; E pode, também, levar a novas experiências de cuidado que exigem criatividade na conciliação. São muitas as questões que nos preocupam neste momento. Uma delas, sempre presente, tem sido sobre o que significa ser cuidador/pai neste momento que vivemos. E o que fomos, anteriormente.

O que mudou? O que ficou melhor? Quais os desafios? Que estratégias?

Os projetos PARENT e DeCode/M do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Promundo-Portugal, junto com a campanha global MenCare, lançam um desafio. Pais e/ou cuidadores masculinos: enviem-nos vídeos curtos, fotografias ou relatos que retratem as suas experiências nestes tempos de isolamento social, para divulgação na nossa página e no site do projeto*.

Com foco na vossa experiência de paternidade e/ou de cuidado, queremos conhecer as tuas impressões pessoais, recomendações, estratégias, desafios, e práticas para este período de confinamento. Como é o vosso dia? Que situação são particularmente desafiantes? Como é possível lidar com estes desafios num espaço novo, reduzido? Como ficou a dinâmica familiar?

Façam um post no Facebook com o hashtag #PARENT_MenCare ou enviem os vossos vídeos com nome e resolução máxima pelo wetransfer (www.wetransfer.com) para campanhaparent@ces.uc.pt. Desafiem outros amigos a fazer o mesmo!

Os vídeos seleccionados serão publicados periodicamente e farão parte da Campanha Nacional MenCare.

Para mais informações sobre o projeto PARENT: www.parent.ces.uc.pt

* A partilha do vídeo autoriza a divulgação do mesmo no site dos parceiros do projeto.