Disseminação

Porque é que o #MeToo é mais do que uma caricatura

By 1 de Janeiro, 2020 Outubro 13th, 2020 No Comments

Porque é que o #MeToo é mais do que uma caricatura

Este é um artigo de opinião escrito por Júlia Garraio para o jornal Público. O texto fala sobre o movimento #MeToo, a violência sexual e as várias dimensões do assédio, que variam conforme as relações de poder, as questões raciais e também socioeconómicas nas quais as mulheres se encontram.

“Pacheco Pereira (P.P.) acusou recentemente o #Metoo de ser reacionário, puritano e hostil à heterossexualidade, num texto que reduz um movimento diverso e complexo, nas suas tantas expressões geográficas, a uma caricatura.

Antes de tudo, uma clarificação: nada na identidade sexual de P.P. inviabiliza ou desvaloriza o seu contributo para o debate. Casos mediáticos pós-#Metoo como os que atingiram Kevin Spacey e Avital Ronnel envolveram precisamente alegadas vítimas masculinas. O problema do texto de P.P. tão pouco se prende com a falta de “experiência vivida” que supostamente legitima a palavra. O que torna o seu texto tão problemático é a forma como invisibiliza questões centrais do #MeToo e, nesse esforço, ecoa certos lugares-comuns que tanto têm contribuído para a perpetuação da cultura machista que P.P. diz repudiar”.

Créditos da imagem: Bertrand Guay | AFP

LEIA O ARTIGO