Artigos Científicos

Gender Studies and the New Academic Governance. Global Challenges, Glocal Dynamics and Local Impacts (Recensão)

By 1 de Abril, 2021 No Comments

Esta é uma recensão do livro “Gender Studies and the New Academic Governance. Global Challenges, Glocal Dynamics and Local Impacts” (editor Heike Kahlert, Wiesbaden, Springer, 2018, 289 pp.), escrita pela investigadora do DeCode/M, Júlia Garraio, e publicada no número 42 da revista ex æquo, no final de 2020.

“Gender Studies and the New Academic Governance analisa como, em diferentes contextos sociogeográficos, o neoliberalismo, enquanto ideologia determinante na gestão das universidades atuais, se repercutiu nos estudos de género e nas relações desta área científica com a comunidade. O volume entende o neoliberalismo como teoria económica e movimento de reforma social vitoriosos na ordem mundial pós-1989, que se alastrou globalmente, moldando decisivamente as sociedades contemporâneas, nomeadamente os processos de produção e disseminação de conhecimento e a maneira como a universidade é atualmente entendida como espaço onde se fornecem competências que os/as estudantes posteriormente poderão vender/rentabilizar como trabalho”.

LEIA A RECENSÃO