Equipa de Investigação

Sofia José Santos

Investigadora Principal

Sofia José Santos é a Investigadora Principal do projeto DeCode/M. É Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora no Centro de Estudos Sociais. Desde 2013, tem-se dedicado à investigação sobre media e masculinidades, tendo também coordenado campanhas online e offline sobre masculinidades e prevenção da violência. É doutorada e mestre em Politica Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra e tem um Diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação pelo ISCTE-IUL. Dentro do CES, coordena ainda a área de 'media e masculinidades' do Promundo-Portugal e é co-editora do Alice News e co-coordenadora do NHUMEP, integrando também as equipas dos projetos (De)Othering, EquiX e PARENT. Anteriormente, foi investigadora em pós-doutoramento no OBSERVARE/UAL e no CES, e investigadora e coordenadora de media e comunicação no Promundo-Europa. Pertenceu à equipa de investigação do Flemish Peace Institute enquanto visiting scholar e foi Marie Curie fellow no departamento de Antropologia da Universiteit Utrecht. Desenvolveu também diversos trabalhos para think tanks, fundações e agências de desenvolvimento internacionais, como o NOREF, a UKAid, a Palladium e o Promundo-US. Os seus atuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com media e masculinidades; digital politics e technopolitics; representações, media e securitização.

Tatiana Moura

Co-Investigadora Principal

Tatiana Moura é a Co-Investigadora Principal do DeCodeM, onde participa ativamente no estudo core e facilita a área temática de “Paternidade, Papéis Domésticos e Cuidado”. É Coordenadora Geral do Promundo-Portugal e Senior Fellow do Promundo-US, e foi previamente Diretora Executiva do Promundo-Brasil (2011-2019), uma ONG internacional com presença no Brasil, nos EUA, na República Democrática do Congo e em Portugal, e que procura envolver, a nível nacional e global, homens e rapazes na igualdade de género. É investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2000, e nos últimos 15 anos tem coordenado projetos sobre género, masculinidades e violência armada. Tem um doutoramento em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I (Espanha), um Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Licenciatura em Relações Internacionais pela mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação incluem masculinidades, feminismo e Relações Internacionais, novas guerras e violência urbana, e género e violência armada.

Alexandre de Sousa Carvalho

Investigador

Alexandre de Sousa Carvalho é o facilitador da área temática sobre “Populismo e Masculinidades Extremas” e participa activamente nas áreas temáticas do “MeToo”, “Paternidade, Papéis Domésticos e Cuidado” e no estudo core do DeCode/M. É desde 2017 Professor Assistente Convidado em Relações Internacionais e Estudos da Paz, Desenvolvimento e Segurança na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Alexandre é doutorando em Ciência Política no ISCTE-IUL, tem Mestrado em African Peace and Conflict Studies da Universidade de Bradford no Reino Unido e é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Alexandre tem mais de 10 anos de experiência de investigação e consultoria em centros de investigação académicas, institutos de pesquisa, agências governamentais e organizações não-governamentais, e como consultor especialista em mais de 30 relatórios para agências internacionais de desenvolvimento e diretórios da Comissão Europeia. Os seus interesses de investigação incluem estudos da paz e da segurança; populismo e ciência política; masculinidades e igualdade de género; internet e política económica.

Ana Jorge

Investigadora

Ana Jorge é Professora Auxiliar Convidada na Universidade Católica Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa and Instituto Superior Miguel Torga, e investigadora no CECC e CICS.NOVA. É doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da FCT. A sua pesquisa centra-se em crianças, jovens e media, audiências, cultura das celebridades, cultura digital, e participou em projectos e redes internacionais como EU Kids Online, RadioActive101, COST Transforming Audiences, COST DigiLitEY. Publicou em revistas científicas como Celebrity Studies, Communications e Social Media and Society, colecções como Childhood and Celebrity (Routledge, 2017), The Future of Audiences (Palgrave, 2018) e Celebrity and Youth (Peter Lang, 2019). É co-editora de Digital Parenting (Nordicom, 2018) e é vice-chair da secção de Digital Culture and Communication da ECREA (2016-20).

Bárbara Janiques

Investigadora

Bárbara Janiques é investigadora júnior no DeCode/M. É investigadora junior do Centro de Estudos Sociais (CES), com bolsa de investigação no âmbito do projeto DeCodeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, vinculada ao Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento da comunicação de organizações não governamentais no Brasil, atuando em assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais, produção de eventos e copywriting. Sua investigação tem foco na socialização de crianças e jovens em redes sociais digitais, cultura do consumo, literacia mediática e representações de género nos media.

Bia Carneiro

Coordenadora de Media & Comunicação, Investigadora

Bia é a coordenadora de Média e Comunicação do DeCode/M e facilita a área de “Trabalho e aspirações profissionais”, contribuindo também ativamente para o desenho metodológico do estudo core. Bia é doutoranda em Sociologia, no programa “Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo” do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra. Sua investigação doutoral é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É licenciada em Communication and Latin American Studies pela Simon Fraser University, Canadá; especialista em Gestão de Políticas Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, e Mestre em Social Policy and Development (Merit) pela London School of Economics, Reino Unido. Seu percurso académico é permeado por mais de quinze anos de experiência profissional nas áreas da comunicação social e do desenvolvimento internacional. Seus interesses atuais de investigação incluem os digital methods, movimentos sociais e jovens trabalhadores.

Carlota Houart

Investigadora

Carlota Houart é investigadora júnior no DeCode/M, onde facilita a área temática ``Ambiente e Alterações Climáticas`` e participa ativamente no estudo core. Também contribui para o design e implementação da estratégia de comunicação e outreach do projeto. Carlota é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e mestranda em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento na mesma faculdade. Integra o NHUMEP, Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais da UC. Os seus interesses de investigação atuais incluem: relações internacionais, estudos da paz e dos conflitos com foco nas alterações climáticas e nas relações humanidade/natureza, estudos de género e estudos dos media.

Gary Barker

Investigador

Gary Barker é investigador no DeCodeM, participando ativamente na área temática “Paternidade, Papéis Domésticos e Cuidado”. É uma voz global de renome no envolvimento de homens e meninos no avanço da equidade de género e na promoção de masculinidades positivas. É CEO e fundador do Promundo, e co-fundador da MenCare, uma campanha global que trabalha em 45 países para promover o envolvimento dos homens como cuidadores, e co-fundador da MenEngage, uma aliança global de mais de 700 ONGs. Criou e lidera a Pesquisa Internacional sobre Homens e Equidade de Género - IMAGES, a maior investigação já realizada sobre atitudes e comportamentos masculinos relacionados com violência, paternidade e equidade de género. É co-autor dos relatórios “Situação da Paternidade no Mundo” de 2015 e 2017. Gary aconselhou a ONU, o Banco Mundial, diversos governos nacionais e importantes fundações internacionais e corporações sobre estratégias para envolver homens e meninos na promoção da equidade de género. Em 2017, foi nomeado pela Apolitical como uma das 20 pessoas mais influentes na política de género em todo o mundo. É um Ashoka Fellow e recebeu o Voices of Solidarity Award da Vital Voices pelo seu trabalho de envolver homens pela equidade de género. Tem um doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento.

Hélia Santos

Gestora do Projeto

Hélia Santos, investigadora júnior no CES, é também gestora de projetos no Gabinete de Gestão de Projetos (GAGEP) onde acompanha a implementação do DeCodeM. Tem Mestrado em Sociologia, pelo programa ``Pós-Colonialismos e Cidadania Global``, do CES/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em que reingressou como candidata a Doutoramento.

Humberto Rocha

Investigador

Humberto Rocha é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Investigação em Economia e Gestão da Universidade de Coimbra (CeBER) e do INESC-Coimbra. É licenciado e mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de Coimbra em 1998 e 2001, respetivamente. Em 2005, completou o doutoramento em Matemática Aplicada na Old Dominion University (ODU), Virginia, USA. É mestre em Medicina pela Universidade do Minho desde 2015. Desenvolve investigação multidisciplinar com aplicações de métodos estatísticos e matemáticos em problemas de diferentes áreas. É autor ou co-autor de 57 artigos indexados na base de dados bibliográficos Scopus, a maioria na área da Matemática, mas também na área da Economia, da Física Médica, da Medicina ou da Bioquímica, Genética e Biologia Molecular. Esta multidisciplinariedade originou publicações em jornais de topo em diferentes áreas, incluindo Medical Physics, Physics in Medicine and Biology, Physica Medica, Cancer/Radiotherapie, Health and Technology, Physica A, SIAM Journal on Optimization, Applied Mathematical Modeling, Applied Mathematics and Computation, Structural and Multidisciplinary Optimization, International Transactions of Operations Research, Journal of Global Optimization, Computational Optimization and Applications, Mathematical and Computer Modelling.

Inês Amaral

Investigadora

Inês Amaral é investigadora do DeCodeM, onde é facilitadora da área temática de “Me Too”, com um foco particular nos media sociais online, e participa ativamente do estudo core do projeto. É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2012), com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora no Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho). Ensina no campo da Comunicação Digital e tem realizado trabalho de investigação sobre sociabilidade em redes sociais online; consumos mediáticos na era digital; media sociais, participação e movimentos sociais; inclusão digital e envelhecimento ativo; media e literacia digital; género e media. Foi investigadora dos projetos europeus ``Media in Action`` (2018) e ``EMEDUS - Estudo Europeu sobre Educação para a Literacia dos Media`` (2012-2014). É autora de dois livros.

Júlia Garraio

Investigadora

Júlia Garraio é investigadora do DeCode/M, onde co-facilita a área temática #MeToo. É investigadora no Centro de Estudos Sociais (Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz). A maior parte da sua investigação e publicações têm-se dedicado à literatura e cultura germânica do séc. XX, particularmente à memória pública das violações de raparigas e mulheres alemãs no contexto da II Guerra Mundial. O seu trabalho recente examina como as experiências das mulheres em tempos de guerra e conflitos políticos são apropriadas e transformadas por guiões nacionais genderizados. Os seus interesses de investigação actuais includem violência sexual, masculinidades, feminismos, nacionalismo, migrações, memória, literatura comparativa e media. É membro e co-fundadora do International Research Group Sexual Violence in Armed Conflict (SVAC) (http://www.warandgender.net).

Rita Basílio de Simões

Investigadora

Rita Basílio de Simões doutorou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade de Coimbra (2011), com uma tese sobre a articulação das dinâmicas sociais do crime e as representações de género. É Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, onde ensina Ciências da Comunicação, com ênfase nos Estudos do Jornalismo e no Direito da Comunicação. É investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais – a exemplo do Projeto “Género e produção noticiosa” (2013-2016) e do “Global Media Monitoring Project” (2010, 2015). As suas principais áreas de investigação contemplam os estudos feministas da comunicação e dos media, as representações sociais da violência, do crime e da justiça criminal e a regulação dos media e do jornalismo, domínios da maioria da sua produção científica publicada.

Rita Santos

Investigadora

Rita Santos é investigadora do projeto DeCodeM, onde facilita a área temática “Masculinidades militarizadas”, além de participar ativamente no estudo longitudinal nuclear e nas linhas de investigação sobre “Paternidade, tarefas domésticas e cuidado” e “Violência de género”. Rita é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais, do núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Foi editora do boletim on-line P@x (2008-2014), a publicação periódica do grupo de Estudos para a Paz (NHUMEP/CES), e co-coordenadora executiva do Observatório sobre Género e Violência Armada (OGIVA/CES) (2010-2014). É doutoranda em ``Política Internacional e Resolução de Conflitos”, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É mestre em Estudos para a Paz pelo Departamento de Estudos para a Paz da Universidade de Bradford, e licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Nos últimos dez anos tem desenvolvido investigação sobre Feminismo e Relações Internacionais/Estudos de Segurança; violência, armas de pequeno porte e género; agenda Mulheres, Paz e Segurança; e tropos racializados e de género na representação mediática e política de migrantes, refugiados e “outros internos”.

Silvia Roque

Investigadora

Sílvia Roque é, desde 2008, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, tendo sido investigadora júnior entre 2005 e 2007 no mesmo centro. É ainda Professora Auxiliar Convidada do Mestrado em Estudos Africanos, no ISCTE-IUL desde 2017. Doutorada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2014), recebeu, em 2015, o Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa pela sua tese de doutoramento. Realizou ainda um mestrado em Estudos Africanos (2007), no ISCTE-IUL-Instituto Universitário de Lisboa, e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2002). Desde 2005 tem trabalhado em projectos de investigação no domínio das Relações Internacionais, em particular na área de Estudos para a Paz. Para além da Guiné-Bissau e de El Salvador, países onde concentrou a maior parte da sua investigação, colaborou ainda em projectos de investigação em Portugal e em Moçambique. Além disso, tem colaborado com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos, formação e cooperação que visem a compreensão e a diminuição de várias expressões de violência.

Teresa Almeida Cravo

Investigadora

Teresa Almeida Cravo é Investigadora do Projeto DeCodeM, onde facilita a área temática geral de “Violências”, participando igualmente no estudo longitudinal nuclear e nas linhas de investigação: “#metoo”, “Masculinidades militarizadas” e “Paternidade, tarefas domésticas e cuidado”. Teresa é Investigadora do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É atualmente co-coordenadora do Doutoramento em Democracia no século XXI (FEUC-CES) e Academic Visitor no African Studies Centre da Universidade de Oxford. Concluiu o Doutoramento no Departamento de Política e Estudos Internacionais da Universidade de Cambridge. Os seus interesses de investigação incluem paz e violência, segurança e desenvolvimento, intervencionismo global, e política externa, em particular no contexto lusófono.

Consultoras e Consultores

Alexa Hassink

Consultora

Alexa Hassink é consultora internacional para a linha de ação e comunicação do DeCodeM. É Diretora de Comunicação do Promundo, ampliando o alcance de investigação e programas sobre masculinidades e justiça de género junto dos media, comunidades e políticas públicas. Antes de se juntar ao Promundo, Alexa trabalhou com o Peace Corps em Marrocos como educadora de saúde rural, com foco em saúde materna e infantil, bem como em educação e desenvolvimento comunitário. Alexa é licenciada em comunicação e psicologia pela Universidade de Delaware.

Carla Cerqueira

Consultora

Carla Cerqueira é consultora do DeCodeM. É Doutorada em Ciências da Comunicação (especialização em Psicologia da Comunicação) e investigadora em pós-doutoramento em Ciências da Comunicação no Centro de Comunicação e Sociedade de Pesquisa (CECS) da Universidade do Minho, Portugal, financiado pela FCT (SFRH / BPD / 86198/2012). Os seus atuais interesses de investigação incluem género, feminismos, ONGs e estudo dos media. Ela também é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto, Portugal, e mantém um envolvimento ativo com diversas organizações não governamentais portuguesas.

Cristina Sala

Consultora

Cristina Sala é consultora internacional do DeCodeM. É Investigadora Associada da Universidade de East Anglia (Inglaterra) e Professora do Instituto de Estudos sobre Paz e Desenvolvimento (IEPC - Universidade de Oviedo). É doutorada com uma dissertação dedicada aos “Caminhos de Comunicação para a Paz”. Conceituação, Revisão Crítica e Propostas das lentes da Comunicação para a Mudança Social e Teoria da Transformação de Conflitos ”(Universidade de Deusto) e mestre em Avaliação de Políticas Públicas e Programas (Universidade Complutense). Os seus atuais interesses de investigação incluem a comunicação para a transformação de conflitos, a descolonização da paz, a memória restaurativa, o pluriverso, a avaliação da comunicação para a mudança social e a paz.

Jane Kato-Wallace

Consultora

Jane Kato-Wallace é consultora internacional para a linha de programas/ação do DeCodeM. Jane é Diretora de Programas no Promundo e tem ampla experiência em desenvolvimento de programas, formação e investigação relacionadas com o envolvimento de homens e meninos. Jane desempenhou um importante papel no desenvolvimento e expansão da Campanha Global MenCare, e atualmente forma parceiros internacionais para a aplicação do Programa P. Foi também co-autora de diversas publicações e relatórios para revistas académicas, para organizações internacionais, como a ONU, e algumas ONGs sobre temas relacionados com homens, meninos e equidade de género. Jane é mestre em Saúde Pública pela Universidade de Columbia.

Maria José Brites

Consultora

Maria José Brites é Professora Associada na ULP – Universidade Lusófona do Porto e é a coordenadora do projeto DiCi-Educa (Academias do Conhecimento-Fundação Calouste Gulbenkian). Foi a coordenadora portuguesa do projeto europeu Media in Action (LC-00644630; http://mediainaction.eu) e do projeto RadioActive Europe (531245-LLP-1-2012-1-UK-KA3-KA3). Os seus interesses de pesquisa incluem áreas como os estudos da juventude, jornalismo e participação, estudos de audiências, literacia para as notícias e literacia cívica. Neste âmbito, dinamiza o blogue ANLiteMedia (https://anlitemedia.com).

Marisa Torres da Silva

Consultora

Marisa Torres da Silva nasceu em Lisboa em 1979. É, desde 2015, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), onde desempenha funções docentes desde 2006, e investigadora integrada do ICNOVA. É coordenadora do projeto ``Discurso de ódio online: comentários às notícias em contexto eleitoral e boas práticas jornalísticas em Portugal`` e membro dos projetos internacionais ``Fair or Flawed: Experiments on Perceptions of Hate Speech Moderation`` (financiado pelo Facebook - Content Policy Research on Social Media Platforms research awards) e ``Media Pluralism Monitor (MPM)``, coordenado pelo Centre for Media Pluralism and Media Freedom (CMPF) e co-financiado pela União Europeia. É também membro da ``COST Action CA17132 - European network for argumentation and public policy analysis`` e do projeto ``PINBook PT: Political Interest Networks in Facebook Portugal``, financiado pela FCT. É ainda ``Local Researcher / Focus Group Leader`` do projeto ``New Neighbours``, coordenado pela European Broadcasting Union (EBU) e co-financiado pela Comissão Europeia. Integra a direção da revista científica Media & Jornalismo. Foi jornalista freelance (2001-2009) em várias publicações impressas portuguesas.

Oscar Hemer

Consultor

Oscar Hemer é consultor internacional do DeCodeM. É Professor de Criação Jornalística e Literária na Universidade de Malmö, autor de seis obras e tradutor literário de Espanhol. Tem o grau Dr. Philos em Antropologia Social pela Universidade de Oslo (2011). As suas publicações mais recentes incluem o monógrafo ``Contaminations & Ethnographic Fictions: Southern Crossings`` (no prelo) e o volume co-editado ``Conviviliaty at the Crossroads: The poetics and politics of everyday encounters`` (ambos pela Palgrave Macmillan).

Rosa Cabecinhas

Consultora

Rosa Cabecinhas é consultora do DeCodeM. É Doutorada em Psicologia Social da Comunicação e Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Foi vice-diretora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Sociedade, coordenadora do Mestrado em Ciências da Comunicação e chefe do Departamento de Ciências da Comunicação da mesma universidade. Atualmente é coordenadora do Programa de Doutoramento em Estudos Culturais (Universidade do Minho). A sua tese de doutoramento intitulada ``Racismo e etnicidade em Portugal`` recebeu o prémio de melhor investigação académica sobre imigração e minorias étnicas pelo Alto Comissariado da Imigração e Minorias Étnicas.

Simukai Chigudu

Consultor

Simukai Chigudu é Professor Associado de African Politics e Fellow de St. Antony’s College, e tem estado envolvido no movimento ``Rhodes must fall`` e no movimento de descolonização dos currículos ocidentais. Está principalmente interessado nas políticas sociais de desigualdade em África, que analisa utilizando doença, saúde pública, violência e sofrimento social como enquadramento tanto para estudos de caso históricos como contemporâneos. Está a terminar um monógrafo intitulado The Political Life of an Epidemic: Cholera, Crisis and Citizenship in Zimbabwe, que é um estudo das causas e consequências sociais e políticas do surto catastrófico de cólera de 2008/09 no Zimbabué, o pior na história de África. Publicou artigos numa série de revistas académicas peer-reviewed, incluindo African Affairs (no prelo), Global Health Governance, Health Economics, Policy and Law, o International Feminist Journal of Politics, Health Policy and Planning, Seizure: The European Journal of Epilepsy, Feminist Africa, e The Lancet. O seu background académico é eclético, tendo recebido formação em Medicina na Universidade de Newcastle, em Saúde Pública no Imperial College London, e African Studies na Universidade de Oxford, antes de completar o seu DPhil no ODID. Trabalhou e desenvolveu investigação previamente no Zimbabué, Uganda, Gâmbia, Tanzânia e África do Sul. Antes da academia, foi médico no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, onde trabalhou durante três anos.

Tina Askanius

Consultora

Tina Askanius é consultora internacional do DeCodeM. É Professora Associada na Escola de Artes e Comunicação da Universidade de Malmö, na Suécia. Tem Doutoramento em estudos de media e comunicação pela Universidade de Lund, na Suécia. Escreveu e publicou extensivamente sobre a relação entre os movimentos sociais e os medias sociais no contexto dos movimentos de justiça social e, mais recentemente, também de movimentos ultranacionalistas e neonazis.

Thomas Tufte

Consultor

Thomas Tufte é consultor internacional no DeCodeM. Ele é Professor Catedrático e Diretor do Instituto de Indústrias de Media e Criatividade na Loughborough University, em Londres. É também Investigador Sénior na Universidade de Joanesburgo, desde 2013. Thomas é mestre em sociologia cultural (1989) e doutor em comunicação (1995). A sua pesquisa tem-se desenvolvido em torno da relação entre media, comunicação, empoderamento do cidadão e mudança social; comunicação em saúde, em particular prevenção do HIV / SIDA; media e globalização; storytellig, ficção de TV (telenovelas) e o seu uso estratégico para articular a mudança social (edutainment).

Victor Marí

Consultor

Victor Marí é consultor internacional do DeCodeM. É licenciado em Ciências da Informação, com especialização em Comunicação Audiovisual pela Universidad Complutense de Madrid, e é mestre e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Sevilha. É Professor Associado na área de Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade de Cádiz, desde 2005 até ao presente. É coordenador do grupo de investigação “Comunicação e Cidadania Digital” e editor do journal Commons. Participa regularmente em congressos internacionais organizados pela IAMCR (International Association on Mass Communication Research). Tem sido Professor Visitante em centros internacionais de renome, como a Universidade de Roskilde (na Dinamarca), sob a supervisão do Professor Thomas Tufte; a Universidade de Bordeaux-3 (com o Professor Jean-Jacques bChèval); e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É também autor de diversos livros e artigos de investigação publicados em revistas de campo nacionais e internacionais (Communication Theory, International Communication Gazette, Cuadernos.info, etc.).

Associadas e Associados

Ana Margarida Coelho

Associada

Ana Margarida Coelho é estudante no Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Católica Portuguesa, com financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (ref.: 2020.05531.BD). A sua tese de investigação aborda a influência do pós-feminismo nas criadoras de conteúdo portuguesas, nomeadamente em YouTubers. É Mestre em Cinema pela University of the Arts London, Pós-graduada em Comunicação e Marketing de Conteúdos pela Universidade Católica Portuguesa, e Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Participou no XI Congresso da SOPCOM (2019) como co-autora de um artigo sobre 'mummy influencers', e foi-lhe concedida uma bolsa para jovens investigadores para participação na edição de 2021 da ECREA.

Catarina Silva

Associada

Catarina Silva estudou entre Portugal e França, ao abrigo do programa integrado Coimbra-Bordéus (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Sciences-Po Bordeaux), tendo uma dupla licenciatura em Relações Internacionais e Ciência Política. Durante o Mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento, voou para a Colômbia para estagiar numa empresa social e fazer trabalho de campo. Em Coimbra, dinamiza o coletivo midiático Mundus e está envolvida em diversos projetos socioculturais. Os seus interesses de investigação atuais incluem: estudos da paz e dos conflitos, identidades militarizadas, estudos de género, economia política e economia social e solidária.

Linda Cerdeira

Associada

Linda Cerdeira, ativista de direitos das mulheres e mãe de 2 crianças, candidata de doutoramento em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra (Portugal) e licenciada em Relações Internacionais com especialização em Direitos Humanos, tem colaborado com o Instituto Promundo desde 2013. Atualmente é a Coordenadora de Programas do Promundo-Portugal. Com um background de 15 anos de experiência em projectos socioculturais em Portugal e no Brasil, é especialista no desenvolvimento, monitorização e avaliação de metodologias transformadoras de género.

Sara Araújo

Associada

Sara Araújo doutorou-se em ``Direito, Justiça e Cidadania no século XXI``, com uma tese sobre pluralismo jurídico e Epistemologias do Sul. Fez parte da equipa de coordenação do Projeto Alice– Espelhos Estranhos Lições Imprevistas (B. S. Santos ERC Advanced Grant), hoje transformado em Programa de Investigação em Epistemologias do Sul. Pertenceu ao Observatório Permanente da Justiça Portuguesa (2003-2005), mantendo ainda ligações de colaboração, nomeadamente no âmbito de atividades de investigação e formação (UNIFOJ). Integrou a equipa binacional para a reforma da justiça em Moçambique (2003-2004), foi membro da equipa de investigadores/as do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique (2005-2006) e investigadora associada do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (2008-2010). É co-coordenadora da Escola de Verão das Epistemologias do Sul, pertence ao coletivo que coordena a Universidade Popular dos Movimentos Sociais na Europa e é uma das dinamizadoras da Universidade Popular Empenho e Arte, um projeto de ecologia de saberes em gestação e uma das apostas estratégicas para o futuro do CES. Organizou um elevado número de eventos científicos e, enquanto parte dos desafios lançados pela proposta das Epistemologias do Sul, desenvolveu múltiplas atividades que combinam ciência, arte e conhecimentos nascido nas lutas sociais (concertos, conferências-concerto, palcos de ecologia de saberes, performances, exposições, oficinas da UPMS, fóruns, tendas Paulo Freire, entre outros). Os seus interesses de investigação incluem o pluralismo jurídico e o Estado, o acesso à justiça, as Epistemologias do Sul e as metodologias não extrativistas.

Tiago Rolino

Associado

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, foi advogado desde 2003 até 2017. É Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais e investigador da equipa Portuguesa do projeto EQUI-X - Promoção de Estratégias Inovadoras Dirigidas à Construção de Identidades de Género e ao Envolvimento de Homens e Rapazes em Modelos Não Violentos de Masculinidade e do Promundo. Desde Fevereiro de 2019, integra também a equipa portuguesa (CES) que coordena o projeto PARENT - Promoção, Sensibilização e Envolvimento de Homens nas Transformações do Cuidado. Faz parte dos órgãos sociais da Associação Projecto Criar, uma associação que presta serviços de natureza jurídica, clínica, social a mulheres, crianças, jovens e famílias em processos Tutelar Cíveis, tutelares educativos, em processos de promoção e proteção e nos processos-crime, nomeadamente quando são vítimas de abusos sexuais, maus tratos, violência doméstica e tráfico de seres humanos, onde colabora, também, como voluntário.

Colaborações